Setembro Amarelo, depressão, suicídio e prevenção

Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio. É importante porque promove o debate entre diversas áreas e setores da sociedade e sensibiliza as pessoas e seus familiares a respeito do assunto e das doenças e situações que o desencadeia.


A depressão é uma doença séria e não tem uma única faceta. Há tipos e níveis diferentes da depressão, dessa forma um sujeito que sofre com esta doença nunca sofre igual a outro, ainda que tenham o mesmo diagnóstico. Os sintomas podem diferir de pessoa para pessoa e também as causas.


Oras, sabemos que o tratamento medicamentoso por vezes não resulta da mesma forma nas pessoas, é por isso também que a psicoterapia é um percurso singular e essencial para pessoas com este quadro clínico. É na psicoterapia que se abre a possibilidade de fala e escuta, confronto e elaboração das camadas de sofrimento, dor e vivências nunca ou pouco digeridas e compreendidas. Encontrar um profissional acolhedor, paciente e também disposto ao trabalho que se faz aos bocados também é importante.


É bom lembrar que nem todas as pessoas que sofrem depressão cometem ou tentam suicídio, há outras situações e mau-estar que podem funcionar como gatilho para o ato de tirar a própria vida. Por isso, é muito importante que tenhamos espaço para conversar e é no cotidiano de uma vida com diálogo, nas relações bem equilibradas com limites e afeto é que iremos, durante todo o ano, prevenir um ato irreversível e trágico como o suicídio.


Prevenção é sempre o melhor caminho, e a melhor prevenção é o cuidado diário das nossas relações com o corpo, mente, comida, esporte, amigos, família, amores, crenças religiosas e etc... ♥️🌻